Volitan – Veículo de Efeito Solo (Barco Voador)

Sobre o Projeto

A Aeroriver está projetando um Veículo de Efeito Solo adaptado às condições operacionais do território amazônico, batizado de Volitan. Esse veículo terá a capacidade de transporte de 10 passageiros, ou o equivalente a 1 tonelada em carga, tendo uma velocidade de cruzeiro de 150 km/h (3 vezes mais rápido que as lanchas mais velozes). A decolagem e pouso serão feitas nos rios, utilizando o casco desenvolvido para esse propósito e tudo isso com um gasto de combustível próximo a de um barco. Essa solução trará um ganho muito grande em velocidade para a região, tudo isso sem a necessidade de um grande custo de implementação tendo em vista que que o veículo utilizara os rios e nem um elevado custo por utilização.

Problema que quer resolver

Atualmente as viagens ao longo da Amazônia podem ser feitas de duas maneiras, a primeira é utilizando o barco e a segunda é utilizando o avião. O grande problema do barco é a sua velocidade, que no melhor dos casos consegue atingir uma velocidade média de 40km/h, algo consideravelmente baixo quando se considera o tamanho da região, outro ponto problemático desse meio de transporte é o amadorismo da grande maioria das empresas que transportam pessoas na região. Já o avião apresenta dois grandes problemas, o primeiro é o custo de implementação demasiadamente alto, pois requer uma grande infraestrutura para recebe-lo e o segundo é seu custo por utilização também muito elevado que faz com que sua operação não seja economicamente viável na região.

Solução apresentada

A AeroRiver está projetando um veículo de efeito solo adaptado às condições operacionais do território amazônico. Essa aeronave terá a capacidade de transporte de 10 passageiros, ou o equivalente a 1 tonelada em carga, tendo uma velocidade de cruzeiro de 150 km/h. A decolagem e pouso serão feitas nos rios, utilizando o casco desenvolvido para esse propósito.

Tipo e justificativa da inovação

A região Amazônica é extensa em território e a conexão entre as suas cidades é feita majoritariamente pelos rios. O veículo de efeito solo é até 300% mais rápido que as embarcações mais rápidas utilizadas para transporte atualmente na região, além de ser 50% mais econômico que as demais aeronaves e além disso dispensa custos elevados de infraestrutura e manutenção de aeroportos, tendo em vista que a sua operação é feita exclusivamente na água.

Geração de receita

A AeroRiver pretende faturar com a venda do veículo (Volitan) e com a prestação de serviços pós-venda, que seriam relacionados ao treinamento da tripulação e também serviços de manutenção.

Cadeia produtiva amazônica

Outros

Eixos temáticos no PPBio

III - Processos, produtos e serviços destinados aos diversos setores da bioeconomia

Status do projeto

Em captação de recurso

Captação
Valor de investimento:
R$ 1.500.000,00 a 2.000.000,00

Faça parte do desenvolvimento de um novo empreendimento

Investir
Informação da Instituição
AeroRiver