O QUE É PPBio

O QUE É BIOECONOMIA E COMO O CONCEITO SE APLICA AO PPBIO
Uma das primeiras definições de bioeconomia foi do biólogo marinho russo Baranoff. Em 1917, ele a definiu como atividade econômica baseada no uso de recursos naturais renováveis, cujo crescimento deve estar limitado à sua capacidade de regeneração por processos ecológicos.
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, defende que a bioeconomia pode ajudar e enfrentar problemas globais urgentes, como a fome, a pobreza e as mudanças climáticas. Para alcançar os objetivos, no entanto, a agência pontua que são necessárias metas concretas, meios para as cumprir e formas de medir o progresso.
“Precisamos promover esforços coordenados internacionalmente e garantir o engajamento de múltiplas partes interessadas nos níveis local, nacional e global” – Maria Helena Semedo, diretora-geral adjunta da FAO para Clima e Recursos Naturais
Para saber mais: A bioeconomia brasileira em números
O Programa Prioritário de Bioeconomia é definido pela Suframa e consiste no desenvolvimento de soluções para a exploração econômica sustentável da biodiversidade amazônica. A partir deste conceito, o PPBio embasa a seleção e enquadramento de projetos considerando::
A conservação dos ecossistemas naturais.
A promoção de uma agricultura multifuncional de base agroecológica.
Os fluxos e ciclos de regeneração natural.
O tratamento e reaproveitamento de resíduos.
O objetivo de fortalecer cadeias de produção nativas e o desenvolvimento social local, com tecnologia e inovação.
EIXOS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DO PROGRAMA PRIORITÁRIO DE BIOECONOMIA





